Blog

Morar em Ilhabela é para mim?

Morar em Ilhabela é para mim?

Tenho certeza de que você já se fez essa pergunta em várias ocasiões. Aqueles que têm o privilégio de conhecer Ilhabela geralmente se apaixonam instantaneamente. Localizada a apenas 4 horas de carro de São Paulo, essa ilha é um verdadeiro tesouro, um parque-arquipélago com 85% de sua área abrangida por um parque estadual, onde a Mata Atlântica predomina e é cuidadosamente preservada.

Estes dados ás vezes podem passar despercebidos quando visitamos a ilha como turistas. Como assim? Como um turista não vai notar este parque estadual preservado tão grande? O ponto aqui que queremos trazer é, que apenas quando você mora aqui esta realidade entra no seu cotidiano e a importância disso, em termos práticos e concretos para a sua vida, fica completamente evidente.

 

Como um parque estadual pode melhorar minha vida?

 

Inúmeras vezes, você deve ter lido sobre a importância da natureza para a qualidade de vida, como viver próximo à natureza reduz os riscos de problemas de saúde em até 30% e aumenta a expectativa de vida em 15%. No entanto, o que esses dados genéricos realmente significam? Como eles impactam sua vida de maneira concreta? A teoria, quando não é vivenciada e experimentada com todos os sentidos, não tem relevância em nós.

Então qual o ponto que queremos destacar para além destes dados? Acordar ao som dos pássaros, dormir com o som dos grilos, ter o mar a uma caminhada de distância, poder começar o dia com uma atividade física em contato com a natureza (e não em uma academia), não se preocupar com falta de segurança, não pegar congestionamento diariamente, tudo isso impacta de forma significativa o nível de ansiedade que sentimos.

 

Viver sem ansiedade, “slow-living”

A ansiedade é uma condição multifatorial (que abarca fatores genéticos, ambientais e psicossociais),  mas com o aumento da velocidade com que vivemos, que se acelera a cada dia, ela tem crescido exponencialmente nos ultimos anos. E novamente é dificil de perceber, quando estamos imersos nisto. Contudo, ao afastar-se de um centro urbano e abraçar um estilo de vida mais próximo da natureza, gradualmente adquirimos uma maior consciência desse ritmo acelerado.

O ser humano é parte integrante da natureza, assim como os outros seres vivos, mas muitas vezes se esquece e se desconecta desse vínculo essencial. Então este retorno do homem a este estado de pertencimento é realmente importante cada dia mais.

(saiba mais sobre o slow-living)

 

Morar em Ilhabela é para mim?

Convidamos você a refletir sobre essa pergunta. A resposta está sempre dentro de cada pessoa, aguardando a descoberta de um novo caminho para uma vida mais tranquila e significativa.

Posts Relacionados

Bucólica Santa Tereza

Bucólica Santa Tereza Santa Tereza conserva um charme bucólico. Suas ruas floridas e ladeadas por